Delaudio950x225
Publicidade


2008

Hifishow 2008: Ficheiros Secretos

Hifishow 2008: Ficheiros Secretos





A Viasónica/Epson aproveitaram o Hifishow 2008, que se realiza a partir de amanhã, 25 de Outubro, no Hotel Villa Rica, em Lisboa (a entrada é livre) para apresentar em estreia nacional o novo superprojector EH TW5000, com características únicas num aparelho de 3 000 euros: Full HD, triplo painel LCD, contraste dinâmico 75 000:1, processador HQV Reon VX (4-4 pulldown), menu de calibração ISF, e modo anamórfico (2.32:1).





O sistema áudio esteve a cargo da Meridian, com processador G61E; G41 amplificador multicanal; e colunas de encastrar: subs S320 amplificados por C52; traseiras B320i (passivas), frontais A320i e central A330i (activas com filtros separados).

Gostei do que vi e ouvi e, no caso do áudio, gostei em especial dos video de concertos ao vivo, de que fiz uma cópia pirata de pouco mais de um minuto, que podem abrir no topo da página. Atenção o video é de baixa qualidade e não faz justiça à excelência da imagem, talvez um tudo nada saturada e com contraste algo elevado, mas que fez jus ao slogan: preto não significa escuro. Deep black, indeed.


Terei de ver a concorrência actual, mas por 3 000 euros o Epson TW5000 parece ser difícil de bater. E com 3 anos de garantia (incluindo a lâmpada!)...


Entretanto, aproveitei para me infiltrar sem ser convidado am algumas salas ainda em trajes menores, e isto foi o que vi ( as audições ficam para depois):


FICHEIROS SECRETOS


A parceria Ajasom/Viasónica montou três palcos para outros tantos grupos musicais, com alguns solistas-surpresa convidados:






 










Os novos Conrad-Johnson Act2 Series 2 e LP 275M fazem par com as B&W Signature Diamond Signature, que o ano passado vestiam de branco e este ano vestem de negro. De noivas passaram a viúvas. Alegres, diga-se, a avaliar pela música de fundo que se ouvia. A fonte é Wadia 571. E a surpresa é a iPod Dock, a única que saca o sinal digital dos iPods da Apple. Tudo coisas que eu já mostrei aos leitores na reportagem da CES 2008, Las Vegas, mas ouvi-los tocar e poder tocar-lhes é outra loiça...

 






No palco 2 as Avalon Indra, que gostei de ouvir em Munique com os Pass, aqui com amplificação Ayre Evolution/MX e fonte Meridian.








No palco 3 os Nagra clássicos a válvulas num elegante móvel da Modul. Já tinha gostado de ouvir estas colunas iSpeak Modul LS, em Munique. Vão ficar tão surpreendidos quanto eu.









Na sala pequena no 1º andar, A. Almeida juntou-se a Rui Borges: os amplificadores Unison P70 alimentavam colunas Morel. 70 W, Classe AB, push-pull Ultralinear c/ o tradicional conjunto de válvulas ECC83/12AX7/KT88. O painel frontal do P70 é fabricado em cristal de Murano/Veneza. Lindo é dizer pouco. Ouvia-se Sinatra em tamanho natural. Isto em CD! Com o gira-discos do Rui, o homem ainda ressuscita!...








 







 





Ali perto, numa da salas da Delmax, o meu grande amigo Luís Campos afadigava-se para tirar todo sumo da Magico V3 (são mágicas!) com amplificação DartZeel e fonte Audio Research CD5.
 









 


 

Cá por baixo, Delfim Yanez, de joelhos (patrão sofre!), ligava cabos a um sistema que, mesmo mudo, nos deixa sem palavras: Esoteric X-01 D2, Pass c/ amplificação de Classe A pura XA100.5 e colunas Monitor Audio Platinum PL300.
 
 

No bar, ou melhor, no bArtaudio, um verdadeiro estendal de produtos de qualidade espalhados pelo chão:

 





Muito doméstico e elegante o sistema de colunas Final Easy que já inclui processador com amplificação;




  





Promissora também a nova série 15 da Rotel.
 
 

 


 
E o novo processador/amplificador multicanal da Nuforce AVP17/MCH2C5 (com 5 módulos 8.5).










Que a meo tenha apostado em divulgar a sua plataforma digital de televisão de alta definição no meio de produtos claramente apontados a um nicho de mercado é um bom sinal. Pode ser um bom veículo de divulgação: televisão chama televisão...




Muito mais havia mas não se via, nem se ouvia, por enquanto. Deixemo-los poisar que amanhã (sábado, 25 e Domingo 26) também é dia.

Amanhã, vemo-nos por lá...


Hifishow 2008: Ficheiros Secretos


Delaudio950x225
Publicidade