Delaudio950x225
Publicidade


2008

Hificlube: Uma Nova Era



O HIFICLUBE nasceu do desejo de dar a conhecer a obra de José Victor Henriques aka JVH, que participou activamente nos principais projectos editoriais sobre áudio dos últimos 20 anos: nas revistas Imasom e Audio, de que foi co-fundador; nos jornais: Correio da Manhã, Público, DN (DNA); e na rádio: XFM; além de colaborações esporádicas em revistas de prestígio internacional como a Hifi News e a Stereophile, uma dedicação que muito contribuiu para manter viva a chama da audiofilia em Portugal.


O HIFICLUBE começou por ser um devaneio editorial, uma tentativa de apostar nas novas tecnologias de informação para divulgar o áudio highend, libertando-se assim da ditadura temporal da edição em papel, já desactualizada no próprio dia da publicação e com elevados custos de produção, talvez por isso mesmo tanto mais dependente quanto mais decadente.


O que era um meio passou a ser um fim: o HIFICLUBE tornou-se em poucos anos uma referência nacional, reconhecida também além fronteiras, e um site de visita obrigatória para internautas e audiófilos de todo o mundo. O volume de acessos aumentou exponencialmente e tornava-se necessário renovar tanto o hardware como o software de suporte para satisfazer a procura, a curiosidade e o interesse dos leitores.


Após análise profunda, optou-se por criar uma nova página de raiz, com um design mais moderno, apelativo e intuitivo, com forte componente vídeo e soluções estéticas e técnicas tão interessantes quanto simples e eficazes:


·         Envio de RSS Feeds após registo;


·         Área de cliente com a hipótese de guardar artigos favoritos para posterior consulta numa lista editável;


·         Mais do que um elemento multimédia por artigo;


·         Notícias interactivas relacionadas com o artigo que se está a ler;


·         Chat com os leitores;


·         Novo backoffice para edição on the fly em qualquer parte do mundo;


·         Novos espaços de publicidade dinâmicos;


·         Conteúdos vídeo 16:9;


·         Procura de marcas por distribuidor/agente e distrito;


Na impossibilidade técnica de migração directa e integral, todos os conteúdos do antigo site vão continuar disponíveis para leitura e consulta na formatação original: fotos, notícias, artigos de opinião, testes e reportagens – para mais tarde recordar. Talvez um pouco desarrumadas a princípio, como as fotos antigas guardadas numa gaveta, com legendas e textos por vezes desenquadrados, mas com o tempo iremos tentando organizar as memórias do HIFICLUBE. Para já o que interessa é o presente - e o futuro.



O novo HIFICLUBE foi assim a forma que encontrei para prestar uma homenagem singela ao pai dedicado e amigo e ao crítico de áudio, por muitos reconhecido como o fundador do culto da audiofilia em Portugal.
 

É, pois, com incontida emoção que peço a todos os leitores que se associem a esta homenagem, lendo, comentando, divulgando e, sobretudo, inscrevendo-se no HIFICLUBE para assim personalizar uma relação duradoura de fidelidade que se projecta numa nova era editorial sem perder de vista o passado recente.





Pedro Alexandre Henriques, Administrador e Webmaster

 
 
 

Delaudio950x225
Publicidade