Delaudio950x225
Publicidade


2006

Os 50 Anos Da Hifinews



Durante anos, li a HiFi News de ponta a pavio, assimilando avidamente cada conceito, cada tema, cada palavra. E de tal forma me integrei no espírito da revista, na altura dirigida por John Atkinson, actual editor da Stereophile, e um grande amigo, que, aproveitando uma lacuna no regulamento de um concurso de crítica sobre o primeiro HiFi News Test Disc (não estipulava que só podiam concorrer residentes no Reino Unido) enviei um texto meu e, para meu espanto, entre centenas de textos enviados de todo o mundo, o meu ficou em primeiro lugar e ganhei como prémio um amplificador Musical Fidelity A1 (aquele projectado por Tim Paravicini que parecia um grelhador e aquecia como tal, lembram-se?).
HiFi News, edição de Março de 1986


O meu texto e o veredicto do júri foram publicados na edição de Março 1986 - e permitam-me a imodéstia de citar no original um excerto (podem ler o texto integral abrindo o pdf no início da página):



“The verdict was unanimous that the entry from José Victor Henriques, from Estoril, Portugal, was the most interesting in that included critical comment in an unorthodox style”.


Foi então que pensei que, com o meu 'estilo pouco ortodoxo', talvez tivesse futuro como jornalista amador. Aliás, em 1986, eu já escrevia no “Êxito”, um semanário que, creio, pretendia concorrer com o “Blitz”, tendo transitado depois para o “Correio da Manhã”, que era do mesmo grupo editorial.



Só depois veio a Imasom, a Audio, que co-fundei com Jorge Gonçalves e José Júdice, o Público, em cujo ano de lançamento colaborei, e, finalmente o DN, onde me mantive durante 15 anos.
HiFi News, capa da edição de Fevereiro de 1989


Em 1989, a Imasom organizou o primeiro “HighEnd Show” em Portugal, integrado na FIL, e é interessante ler agora os nomes de alguns dos produtos em exposição, como o Denon 3520, que já se arrogava de 20 bits (!), os Primare originais, as colunas SD Acoustics, já desaparecidas do mercado, as fabulosas Mirage M1 e as agora clássicas Acoustic Energy AE1 (aos leitores saudosistas posso enviar o texto em pdf).
Lisbon Show Report, na HiFi News de Fevereiro de 1989


Na ocasião, realizou-se também um curioso concurso com base em equipamentos DIY concebidos por projectistas nacionais (a reportagem do evento foi publicada na edição de Fevereiro de 1989 da Hi Fi News p. 21), tendo Mandafaia, entretanto falecido, sido o vencedor. As “Quad do Frederico”, compostas por 3 painéis das ELS57 por canal, foram, contudo, o produto mais espectacular em apresentação e, como tal, escolhido para ilustrar o texto.



Daí a conhecer e conviver pessoalmente com os críticos da HiFiNews: Ken Kessler, Martin Colloms, Steve Harris, Christopher Breunig, etc., que antes só conhecia pela escrita, foi apenas o tempo e o espaço das múltiplas viagens a Londres para fazer a cobertura do “HiFi Show”, que propus como modelo para o nosso “Audioshow” e, por vicissitudes várias, só se realizou depois da minha saída para o DN.
As Stradivari na Hi Fi News


Mais recentemente, Steve Harris, que entretanto foi substituído na função de editor por Steve Fairclough, teve a amabilidade de me solicitar fotos que tirei na estreia mundial das Sonus Faber Stradivari, que publicou na HiFiNews integradas na reportagem que tive o grato prazer de fazer em conjunto com Ken Kessler e Martin Colloms.



Nota: a reportagem integral da minha autoria foi publicada no Hificlube, em inglês, e correu mundo, fazendo disparar as pageviews, tendo uma versão condensada sido publicada mais tarde na revista Stereophile por solicitação de John Atkinson.
HiFiNews, capa da edição comemorativa dos 50 anos


É assim como leitor e amigo que desejo à HiFi News tantos anos de publicação quantos aqueles que já tem - só não prometo que a vou continuar a ler até 2056... - e aconselho a leitura do excelente número especial “Celebrating 50 Years of Audio Excelence” (se ainda o encontrarem nas bancas).



Ainda que com algum atraso, aqui ficam os meus parabéns e o meu reconhecimento. É bom recordar os mestres. Há muito quem se esqueça deles...

Delaudio950x225
Publicidade