2005

Audio Research Reference 610t



Na CES2005, não havia ainda notícia da sua existência, ou, então o segredo estava bem guardado. Atenção: não confundir o T com Classe T, de Tripath (a não ser que se refira a regulação digital não declarada da fonte de alimentação). Porque este é um amplificador “a válvulas” na boa tradição Audio Research . Um “push-pull fully balanced” que utiliza dezasseis 6550C no andar de potência.
Audio Research Reference 610T


A novidade absoluta do circuito reside no facto de utilizar também duas 6550C como “driver”!!: cada uma controla por sua vez oito 6550C por canal que funcionam em uníssono como se de uma única válvula se tratasse (um único ajuste de polarização/“bias” para cada grupo). O primeiro andar de ganho é composto por dois duplos tríodos 6N1P e uma 6H30 como seguidor de cátodo.



Este circuito debita uma potência de 600W com uma qualidade de som que a AR reputa de superior ao obtido tanto com pentodos como triodos, graças ao “truque” de acoplar a 50% os cátodos do andar de potência ao transformador para uma maior eficiência (onde é que eu já (ou)vi isto?).



A rectificação da fonte de alimentação é regulada por cinco circuitos de estado sólido, sendo que a regulação no andar de entrada é integralmente a válvulas. A capacidade de armazenamento de energia é de 1000 joules e o transformador de banda ultralarga garante enorme disponibilidade de corrente e um elevado factor de amortecimento.


O design constitui uma quebra na tradição “horizontal” da AR: trata-se (ver foto) de um amplificador “vertical” com as válvulas montadas no topo para facilitar o arrefecimento, que se pode fazer por convecção passiva, com as ditas ao léu; ou com a opção activa de um “boné” transparente com ventoinhas do tipo “whisper fan”, por imposição da legislação comunitária (que vai ter de comprar na Europa mas pode retirar para gozar em pleno a luz das válvulas).



O mostrador é do tipo fluorescente como o do REF3 e dá informações sobre “bias”, tensão da corrente de sector, potência em watts (escala logarítimica), e tempo de vida das válvulas (média 2 000 horas).



A AR garante que o 610T é capaz de controlar qualquer coluna de qualquer tipo e impedância oferecendo um som de elevada resolução. Pela amostra, eu acredito.


Distribuidor: IMACÚSTICA