Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

Shunyata Research Altaira na Ajasom

20230914_162522.jpg

Na 5ª feira passei uma tarde agradável no auditório da Ajasom-Damaia, na companhia da equipa técnica residente, António, Nuno e Jorge, do convidado Grant Samuelsen, da Shunyata Research, e de alguns audiófilos, incluindo JG, da Audio.

Grant Samuelsen apresenta Altaira no auditório da Ajasom-Damaia

Grant Samuelsen apresenta Altaira no auditório da Ajasom-Damaia

Do programa constava a apresentação das virtudes da ‘barra-de-terra’ Shunyata Altaira, por Grant Samuelsen, e a audição de muita música com um sistema fabuloso, composto, entre outros componentes de luxo (que podem ver – e, em alguns casos, ouvir, no vídeo no final deste artigo): amplificador integrado híbrido Riviera Levante, colunas Avalon PM1, Nagra DAC Classic 2, e duas fontes de alimentação Hypsos, uma para o SOtM SNHSG, outra para o Roon Nucleus Plus.

Riviera Levante Stereo Hybrid Integrated Amplifier

Riviera Levante Stereo Hybrid Integrated Amplifier

Nagra Classic DAC 2 + Phono

Nagra Classic DAC 2 + Phono

O belíssimo gira-discos Nagra 70th Anniversary Partner Edition, personalizado exclusivamente para a Ajasom, não foi utilizado, por razões práticas, pois foram feitas comparações com e sem o Altaira (2 X Altaira, neste caso).

Filtro Everest e cabos Sigma, da Shunyata, what else?...

Nagra 70th Anniversary Partner Edition (repare na placa negra personalizada)

Nagra 70th Anniversary Partner Edition (repare na placa negra personalizada)

Ferrum Hypsos, energia pura à discrição

Ferrum Hypsos, energia pura à discrição

Grant conta a história da Shunyata

Primeiro, Grant Samuelsen contou a história da Shunyata Research e do seu fundador Caelin Gabriel, dando depois alguns pormenores técnicos sobre o funcionamento da régua-de-terra Altaira, um conceito inovador, tendo eu registado em vídeo toda a apresentação em inglês.

O vídeo tem cerca de meia-hora e é muito interessante, mas deixo em baixo um sumário em português, com as ideias chave e os destaques:

Resumo do vídeo

Grant Samuelson, diretor de marketing e vendas, fala neste vídeo sobre como os produtos da Shunyata Research funcionam em áudio de alta qualidade doméstico e profissional, incluindo em estúdios e laboratórios médicos de renome (1). A Altaira foi projetada para unificar e minimizar as diferenças de voltagem entre os chassis dos múltiplos componentes de um sistema de áudio high end por meio de microfiltros passivos.

Todos os produtos da Shunyata são fundamentados na ciência e testados extensivamente antes de serem lançados no mercado.

(1) As tecnologias de redução de ruído da Shunyata são utilizadas em equipamentos médicos pela empresa-irmã Clear Image Scientific

Destaques

  • A Shunyata Research foi fundada há 25 anos por um ex-cientista militar e audiófilo, Caelin Gabriel, que decidiu melhorar o desempenho do seu próprio sistema de som e começou a fazer experiências há 30 anos.
  • Os produtos da Shunyata Research melhoram drasticamente a redução de ruído em eletrofisiologia, levando ao enorme sucesso da marca também na indústria médica.
  • Os sistemas de distribuição de energia elétrica podem afetar negativamente o desempenho dos sistemas de áudio de alta qualidade devido à interferência eletromagnética, mas o sistema Altaira da Shunyata Research pode ajudar porque, embora seja completamente passivo, é sensível à reactância na fonte de alimentação.
  • O ruído nos sistemas eletrónicos pode afetar a pureza do sinal, e o tratamento de problemas de terra é crucial para o desempenho ideal.
  • Os cabos de potência e os filtros da Shunyata são usados ​​nos equipamentos de áudio de alta qualidade para eliminar as diferenças de voltagem e reduzir a interferência de ruído.
  • O Altaira possui microfiltros embutidos na parte traseira de cada borne de conexão para eliminar o ruído do sistema, desenvolvidos por Caelin para eliminar a distorção causada pela vibração (ringing) dos condensadores.
  • A Shunyata acredita no uso de filtros passivos em vez de bobinas ou transformadores para deixar o sinal o mais intacto possível.
  • O Altaira tem sido bem-sucedido em obter resultados consistentes em todos os sistemas de som, segundo Grant Samuelsen.

Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, na tentativa de esclarecer como é possível construir um filtro sem recorrer a condensadores, bobinas e transformadores, mas apenas a micro filtros proprietários passivos, tendo Grant prometido enviar toda a informação técnica (white paper).

The taste of the pudding

Mas é a comer que se prova o pudim. E seguiu-se uma sessão auditiva com comparativos entre faixas com e sem Altaira no sistema. Registei tudo, mas convido os leitores a fazer a sua própria audição comparativa no auditório da Ajasom-Damaia.

Para abrir o apetite, deixo-vos com um excerto de uma faixa ‘Midnight in Harlem’, pela Tedeschi Trucks Band, registada ‘live’ in-room com um gravador digital portátil Nagra SD, ilustrada com imagens vídeo do sistema e dos convidados.

Nota: o registo foi feito durante as audições preliminares, com todos os componentes ligados às barras Altaira, exceto as fontes de alimentação Hypsos, que foram ligadas posteriormente.

Para mais informações: AJASOM

20230914 162522

Grant Samuelsen apresenta Altaira no auditório da Ajasom-Damaia

Riviera Levante Stereo Hybrid Integrated Amplifier

Nagra Classic DAC 2 + Phono

Nagra 70th Anniversary Partner Edition (repare na placa negra personalizada)

Ferrum Hypsos, energia pura à discrição


Delaudio950x225
Publicidade