2012

Portugáudio: Esoterismo Audiófilo Na Capital Do Gótico – Parte 1





Igreja N.S.Graça, Santarém



Santarém tem um passado ancestral ilustrado por cada pedra religiosamente talhada das suas igrejas. Ao contrário de Las Vegas, são monumentos genuínos, muitos dos séculos XIII a XV, e não cópias hollywoodescas, inspiradas em Cecil B. De Mille. Passei por lá no Sábado, e cheguei ainda felizmente a tempo de entrar neste maravilhoso templo gótico, que nos transmite um sentimento de “Luz Divina”, que entra pelas janelas ogivais e ilumina as 3 naves, suportadas por colunas ornamentadas por motivos muito ligados à natureza.


 


  


Casa do Brasil, Santarém  


Na Casa do Brasil, senti também um desejo comum, por parte dos “artífices” presentes, de transmitir a ideia de “Som Divino”, tentando com os seus projectos ornamentar a música com motivos puros e naturais, com base nos princípios analógicos, nas válvulas, nas cornetas e nas colunas de open-baffle.


Uns terão conseguido aproximar-se mais desse desiderato que outros, mas há muito tempo que não me sentia num ambiente tão genuinamente audiófilo, aqui e ali a roçar o esoterismo fundamentalista. Muitos dos construtores confessaram-me mesmo que o objectivo primordial era o prazer de fazer, de ver surgir a obra dia-a-dia, ano após ano, burilando os circuitos, esculpindo a madeira até obter a materialização do pensamento, do sonho, da obsessão até.


Assim, tive o prazer de reencontrar Luís Pires, João Grácio e Rui Borges, de conhecer pessoalmente Nuno Lopes, Joaquim Pinto, Luís Ambrósio; e apreciar o notável esforço e engenho da parceira JG Audio e Lesnikov Acoustics.


A primeira parte da Reportagem, que ora se publica, com base num slideshow e num videoshow (visionar em HD full screen) pretende apenas mostrar o ambiente geral do certame, os seus protagonistas e os produtos em demonstração, tal como quando entramos num templo apenas em busca de paz e inspiração religiosa, deixando para a Parte 2 a polémica da análise mais pormenorizada de tudo quanto se viu – e sobretudo do que se ouviu – com captação de imagem e som directo, permitindo assim aos leitores terem uma razoável noção do seu real desempenho acústico.




PORTUGÁUDIO12 SANTARÉM slideshow by JVH for Hificlube.net
(ADUF Sono Adormecido, música de J.Peixoto/Tiago Torres da Silva) 


PORTUGÁUDIO12 videoshow by JVH for Hificlube.net ADUF, À espera da Lua, J.Peixoto/João Monge, voz de Maria Berasarte)