Delaudio950x225
Publicidade


2010

Sonus Faber Fenice_uma Crónica Portuguesa?



 


Saudações audiófilas de JVH para todos os leitores do Hificlube de aquém e além mar


O inglês é a língua universal e também a língua do hifi e do highend. Não é por acaso que os críticos anglo-saxões são os mais influentes a nível internacional – o mundo entende o que eles escrevem, mesmo quando não escrevem nem mais nem melhor do que nós, terceiro-mundistas do Sul da Europa...


Estive presente na apresentação mundial da Stradivari em 2003, e também publiquei a reportagem em inglês, assim como o teste da Elipsa (estão ambos disponíveis nos Artigos Relacionados).


Em circunstâncias especiais, quando a verdadeira “cacha” não é a notícia em si (o press-release é igual para todos), o importante é ser o primeiro a divulgá-la ao mundo inteiro -, não escrever na nossa língua pode, hélas, significar tão somente a diferença entre anonimato e “estrelato” virtual. Não admira que toda a gente cante em inglês no Festival da Canção, representantes de Leste incluídos...


O veículo linguístico é importante mas não é tudo. O conteúdo da mensagem e a qualidade (e exclusividade) da reportagem são também fundamentais. Quando se juntam todos estes elementos, o sucesso na net é imediato, mesmo sem o apoio de poderosas máquinas comerciais ou das redes sociais.


Um sucesso mediático relativo, claro, pois Portugal não é o Reino Unido ou os EUA, o highend não é o futebol, e JVH não é o Cristiano Ronaldo, que até podia comprar umas Fenice por mês e ainda ficava com uns trocos para discos...


Apesar disso, o Hificlube multiplicou por três o anterior record de entradas (CES 2010) e os videos exclusivos da apresentação, revelação e audição das Fenice foram visionados milhares de vezes em 75 países do mundo!


Quanto à classificação dos leitores por países, em primeiro está a Itália, seguida de Portugal (em casa de ferreiro...). Depois, surgem os EUA e, pasme-se!, a Croácia, Japão e Rússia. Em 75º, com apenas 1 visionamento, está o... Paquistão, onde, no meio da desgraça dos atentados suicidas, ainda há quem se interesse pela pureza do som...


Mas nenhum me dá mais felicidade que o 74º, apesar de também só ter um visionamento: Vaticano: Santa Sé! Terá sido o Papa? Espero que tenha abençoado o Hificlube. Amén.


Entre 26 e 30 de Junho, o Hificlube foi o site mais linkado do Google e do Yahoo sobre o tema das Sonus Faber Fenice por fóruns, blogs e páginas de todos os continentes relacionadas com áudio e hifi (ver listagem parcial no final do artigo), incluindo a TAS/AV Guide que utilizou a nossa reportagem como fonte exclusiva de informação! Isto sem contar com as nossas AudiomaniaAudioPT e ForumHifi, pois fui eu que lá coloquei os links.


Depois disso, a WhatHifi? e a Gramophone tomaram a dianteira com a mesmissima reportagem de Andrew Everard. Mas só se for pelo prestígio internacional das respectivas revistas, porque, e afirmo-o sem modéstia, tanto na forma como no conteúdo, basta lá ir e comparar com a reportagem do Hificlube...


A maioria dos outros sites internacionais limitou-se a divulgar os links do Hificlube (os vídeos estão protegidos e não há outra forma de os partilhar!...) mas outroshouve que, em desespero de causa, riparam fotos exclusivas, ou limitaram-se a fazer copy paste de artigos inteiros como a My-Hiend.


Só num dos casos foi preciso chamar a atenção da Component para o copyright que, no mínimo, exige a identificação da fonte, com resposta pronta e pedido de desculpa.


Ora, se considerarmos que estiveram na apresentação a convite da Sonus Faber dezenas de jornalistas, alguns de peso (literal e metaforicamente), o sucesso mediático é forte motivo de orgulho para o Hificlube que, não tendo uma complexa estrutura empresarial de apoio, não passa de uma página pessoal de génese amadora, no sentido em que por aqui se tenta fazer as coisas por amor à arte do som.


Saudações audiófilas e agradecimentos para todos os leitores do Hificlube dos quatro cantos do mundo, de aquém e além mar, para quem divulgo de novo o video (exclusivo) mais visionado de sempre:


 


Sonus Faber Fenice: a primeira audição pública


Nota: Na secção (na página em cima à direita) Artigos Relacionados, os leitores podem aceder directamente às notícias, crónicas e reportagens sobre a Sonus Faber (todas em língua inglesa) e respectivas fotos e vídeos.


 


LISTA DE SITES, FÓRUNS E BLOGS   Nota: utilizaram o Hificlube.net como fonte de informação sobre as Sonus Faber Fenice



THE ABSOLUTE SOUND/AV GUIDE


AUDIOENZ


AUDIOFIL


AUDIO AFICIONADO


AUDIOGON


AUDIOREVIEW


COMPONENT


EUPHONIA


GOOD SOUND CLUB   HIFIMUSIC


HIFI WIGWAM


HOMECINEMA


MUNDO AUDIOFILO 


MY-HIEND


STEREO.NET


ULTRA HIGHEND


VIDEOHIFI


 


Delaudio950x225
Publicidade