2010

Inauguração Da Loja Da Ultimate Audio Em Benfica






Lounge da Ultimate Audio



Comentário de JVH: espaço amplo e agradável, com decoração sóbria e com bom gosto, que permite um atendimento e confraternização prévia, com exposição estática de equipamentos e um sistema AV de 'degustação' (Elton John fazia as honras da casa), antes de passarmos às audições privadas.
 


A Ultimate Audio inaugurou, no sábado passado, em Lisboa, a sua primeira loja: um espaço nobre para exposição e demonstração de equipamentos áudio e vídeo ultra topo-de-gama, naquele que é um dos maiores investimentos de sempre nesta área realizados em Portugal.

Trata-se de uma área de 250 m2 na zona de Benfica, em Lisboa, que foi trabalhada de raiz ao longo dos últimos quatro meses, de forma a oferecer condições ideais para a demonstração de equipamentos de excepção que, nalguns casos, custam mais de uma centena de milhar de euros.


A Ultimate Audio, empresa criada em 2008 e que tinha até agora exercido a sua actividade sem um espaço físico próprio, oferece uma zona de recepção e exposição, duas salas específicas para demonstração de sistemas de áudio e uma para cinema-em-casa.
 





António Domingos entrevistado por JVH em exclusivo para o Hificlube






Comentário de JVH:



António Domingos é a imagem da serenidade. Uma entrevista reveladora de uma personalidade aparentemente introvertida, mas atenta ao mundo e, sobretudo, às pessoas que o rodeiam, com fortes convicções audiófilas e empresariais, que sabe o caminho que pisa.



Em tempo de crise, investe-se em contraciclo, com os pés bem assentes no chão. A ausência de 'eco' e a inteligibilidade do discurso sereno e dito em voz baixa, por António Domingos, num auditório de forma quasi cúbica, é reveladora da qualidade do tratamento acústico. 
 
 
António Domingos, um dos responsáveis pela empresa, explica que “o objectivo da Ultimate Audio não é o de vender caixas de equipamentos mas sim o de conhecer o seu cliente e procurar ir ao encontro dos seus gostos e necessidades, criando uma solução à medida através de um serviço de excepção que inclui consultoria pré-venda, instalação, configuração e apoio pós-venda”.

Já sobre o facto de esta loja ser inaugurada num contexto económico globalmente adverso, este responsável faz notar que a empresa tem funcionado ao longo dos últimos dois anos sem um espaço físico de apoio aos seus clientes e que, apesar disso, tem registado uma actividade sempre em crescendo “o que justifica plenamente este investimento”.


O que torna a loja da Ultimate Audio em Benfica num espaço tão especial é o facto de ter sido concebida de raiz para a demonstração de equipamentos de alta-fidelidade e de cinema-em-casa.


Qualquer um dos três espaços de demonstração foi objecto de um projecto rigoroso de forma a que os equipamentos possam ser fruídos com uma perturbação mínima da acústica da própria sala. Além disso, a forma como foram construídos, permite o seu funcionamento em simultâneo sem que o som de uma sala interfira com uma audição a decorrer noutra.






                  Auditório dedicado para cinema e som AV



PJ SIM2 C3X Lumis UNO, Denon DVD A1UD, Pioneer SC-LX 90 'Susano', Colunas TAD Reference One, Subwoofer SVS PB-13 Ultra



Comentário de JVH:



Rui 'Gladiador' Calado é o mestre consumado das demonstrações de cinema em casa. E não é só na vasta e criteriosa selecção de DVDs e Blu-Rays; é na sensibilidade para a afinação, tendo como referência o som de concertos ao vivo: poder, impacte, claridade, controlo, definição e articulação do grave. O tratamento acústico da sala permite níveis impressionantes de pressão sonora, com graves telúricos, que se repercutem pelo nosso vil esqueleto, sem nunca se tornarem opressivos, por não terem possibilidade de cavalgar a crista das ondas estacionárias.



Marcelo 'Audiodesigner' é um domador de tsunamis de baixa frequência, Rui o surfista que os domina e faz longos 'túneis' onde os outros se afogam....



O ligeiro ênfase nos registos médio-altos é típico das opções dos engenheiros de som nos concertos ao vivo, ao melhor estilo dos técnicos que acompanham os Supertramp, por exemplo: suprema claridade, dinâmica e ataque, sem overhang dos graves.



Os videos não fazem justiça à qualidade inexcedível da imagem: nítida, saturada, tão natural quanto os holofotes podem permitir, tal como ao vivo.



O excerto do concerto de António Forcione, um virtuoso da guitarra, que acompanho, desde os tempos em que tocava no Hifi Show, de Londres, no bulício do bar, onde os jornalistas e distribuidores o ouviam entre tilintar de copos e arrotos carbónicos, tem como ponto alto a inacreditável exibição do percussionista brasileiro (só podia ser, não é?...) Adriano Adewale. Os sons graves produzidos pelo impacte das solas de havaianas (!!) nos tubos massajaram-me o corpo e a alma.

 




Os primeiros sistemas em demonstração incluem equipamentos de marcas representadas pela Ultimate Audio do mais avançado no digital, Playback Designs e Abbingdon Music Research ao saudoso vinilo através dos gira-discos Kuzma, colunas TAD (Technical Audio Devices), Usher e Ascendo ou a amplificação Karan Acoustics e Vitus Audio, bem como equipamentos de outros fabricantes de excelência no vídeo, como é o caso da SIM2 em videoprojectores.

Não são descuradas no entanto marcas mais conhecidas do grande público como a Pioneer, Denon, Kef, Marantz ou a LG.






               Auditório principal: actuação ao vivo das manas Muon



Fonte AMR CD77, Gira Discos Kuzma Stabi XL com phono AMR PH77, Previo KARAN KAL REF Mk2, Powers KARAN KAM1200, Colunas KEF Muon





Comentário de JVH:



Talvez a melhor exibição de sempre das Muon. Trata-se de uma coluna de banda muito larga, que precisa de uma sala empática para não perder a linda cabeça. Marcelo optou por não tornar as salas demasiado 'surdas', domando apenas parte dos reflexos secundários, permitindo ao som manter a vivacidade natural; o que, a elevados níveis de pressão sonora, pode, por vezes, dar uma falsa ideia de excesso de brilho. Mas o grave, uma vez mais, ondulava no chão como uma serpente, que nos subia pelas calças, e se entranhava no corpo, sem nunca nos inocular com o veneno da ´fatídica boominess e da ressonância espúria.





Para a inauguração a Ultimate Audio apresentou uma coluna rara, as KEF Muon das quais só serão construídos cem pares em todo o mundo. Com uma construção única realizada em alumínio e um design de conceito em que a função e a forma estão em sintonia perfeita, não deixam ninguém indiferente. Estas podem ser ouvidas (com marcação prévia) no auditório principal da loja.

A loja da Ultimate Audio está situada na Rua da Casquilha, n.º 2ª e B, em Lisboa (zona de Benfica). O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 10H00 às 19H00.


Mais informações em http://www.ultimate-audio.eu/ e ultimateaudio.eu@gmail.com.