Delaudio950x225
Publicidade


2009

Pioneer Só No Carro

Pioneer Só No Carro
 O grupo anunciou igualmente que prevê uma perda líquida recorde de 130.000 milhões de ienes (1.100 milhões de euros) no exercício de 2008-2009, que termina em Março.
«A Pioneer tem sido afectada por mudanças radicais na situação económica desde o Outono de 2008», explicou o grupo em comunicado, informando que, em Março de 2010, se retirará do mercado dos televisores. 

                                                                                             in Portugal Diário

 




CES2009, stand da Pioneer (copyright Pioneer 2009)






É com apreensão que vejo fechar-se mais uma porta do mundo da electrónica. Ou melhor, uma janela, porque são os televisores Pioneer que vão sair do mercado, o car-audio mantém-se (até quando?). O mundo não vai acabar só porque os nossos plasmas deixam de ser Kuro. Outros os substituirão, quiçá com a mesma qualidade e mais baratos made in China. O problema é o que isso significa em termos de desemprego. Mal está a economia mundial quando empresas com o historial da Pioneer atiram a toalha para o tapete. Cada desempregado a mais é um consumidor a menos, e cria-se um ciclo vicioso: não se produz porque não se vende e viceversa.

Nunca tive uma relação muito íntima com a Pioneer Portugal, talvez porque eles não saibam que o meu primeiro amplificador foi um Pioneer que ainda hoje funciona, quase 40 anos depois!


Mas fiz algumas reportagens e escrevi alguns artigos sobre a Pioneer (ver em Artigos Relacionados e/ou pdf em Media) e nunca deixei de visitar o stand da marca em Las Vegas, como, aliás, aconteceu mais uma vez este ano (ver videos em Media). E foi lá que vi o primeiro Blu-Ray comercial (o protótipo foi-me apresentado pela Sony no ano anterior).


Aqui fica a derradeira homenagem a uma marca que deixou marcas na minha carreira.


Até sempre Pioneer.


Pioneer Só No Carro


Delaudio950x225
Publicidade