Delaudio950x225
Publicidade


2009

Jim Thiel Morreu

Jim Thiel Morreu

Jim Thiel, posando para o HIFICLUBE (CES 2005)
 

Conheci Jim há muitos anos, numa das minhas viagens a Las Vegas, já não sei qual. Tenho dele as melhores recordações pela simpatia com que sempre me recebeu – e me aturou, sobretudo na minha “juventude” audiófila -, explicando tudo com muita paciência.


Jim começou a comercializar colunas de som em 1976, com dois modelos pequenos de estante, que não se distinguiam em especial da concorrência. Mas Jim queria ir mais longe e criou o conceito de Coherent Source, colunas com fase alinhada geométrica e electricamente, com base numa arquitectura 'inclinada” do baffle e em filtros de 1ª ordem.


Jim preferiu sempre uma boa resposta temporal a uma boa resposta em frequência. E os seus modelos são conhecidos mundialmente por uma excepcional resposta impulsiva.





Diafragma de médios do altifalante coaxial das Thiel CS 3.7
 



Nos últimos anos, Jim passou a construir as suas próprias unidades, numa liga de alumínio e magnésio. Sempre atento ao mercado, foi dos primeiros a apostar na alimentação de sinal sem-fios.





Jim Thiel, feliz, na apresentação da sua última grande obra: CS3.7 (CES2006)




A apresentação das Thiel CS3.7, na CES 2006, com a presença de Jim Thiel himself, e uma sala cheia de jornalistas especializados, foi um dos momentos altos da minha carreira, tendo a notícia sido publicada no HIFICLUBE em primeira mão mundial. Do evento, registei um breve video em baixa resolução (o HIFICLUBE, entretanto, evoluiu para HD), no qual se pode ver e ouvir Jim (a sua voz tinha um timbre metálico característico mas a dicção era perfeita).
 
 


Apresentação à imprensa especializada das THiel CS3.7 (CES 2006)

Publiquei dois testes a colunas Thiel, ambos para a revista AUDIO, o que significa que já lá vão muitos anos e, apesar do meu bom relacionamento com José Júdice e Jorge Gaspar, estou em falta com eles e com Jim Thiel.


O HIFICLUBE apresenta as condolências à família e ao distribuidor nacional (Audio Elite)


Jim Thiel Morreu


Delaudio950x225
Publicidade