Delaudio950x225
Publicidade


2007

Estreia Mundial Absoluta No Hifishow: Colunas Lp Olissipo



LP Olissipo - O sonho da experiência
Desenho original do protótipo das Olissipo



“Os Romanos, ao chamarem-lhe Felicita, não fizeram senão perguntar aos nativos como se chamava a sua cidade (Alissubo), e ao ouvir um som que lhes pareceu Olissipo, perguntaram se isso significava alguma coisa e obtiveram a resposta que isso queria dizer Felicidade ou Feliz e desse modo passaram a escrever Olissipo-Felicitas


…Não sendo no entanto, nenhuma delas indígena mas de povos invasores. A primeira dos Fenícios, a segunda dos Romanos.


Concluiremos reafirmando que os antigos não apelidaram de novo e arbitrariamente esta cidade mas traduziram nas suas línguas seu nome que foi, é e será: A Cidade Feliz. A mais ditosa cidade do mundo… Lisboa, a sempre feliz”.



Jorge Gomes Fernandes




Luis Pires ao chamar Olissipo às suas colunas, pensadas e concebidas em Lisboa, pretendeu transmitir Felicidade tal como, ao longo da história, sucedeu com os diversos domínios culturais que existiram nesta região. Tal como os Romanos ao ouvir um som que lhes entrou no ouvido também as Olissipo cativam.



São colunas de 4 vias com 5 unidades, de excelente qualidade (duas a cobrirem quase a totalidade da grande gama média) com o woofer a disparar para baixo. As unidades foram seleccionadas de modo a “casar” em frequência e sensibilidade para obter uma resposta em pressão sonora homogénea em toda a frequência de resposta.



A resposta em frequência na sala (real) é de 50hz a 20Khz e a sensibilidade de 88db.Com uma impedância de 6ohms, são fáceis de amplificar. Esteticamente diferentes, chamam à atenção pela “grelha”.



Texto da responsabilidade de Luís Pires




Delaudio950x225
Publicidade