Delaudio950x225
Publicidade


2006

Hdmi 1.3 Está Pronto



Ou seja, uma vez mais os consumidores serviram de cobaias. Deixaram-nos investir em novos plasmas e LCDs, apenas porque tinham entradas HDMI, que agora não servem para nada. Bom, também não exageremos. A HDMI informa que o novo interface é retrocompatível.
Fichas HDMI (em primeiro plano a norma 1.3)


Acontece que as fichas são diferentes (ver foto): a nova ficha é muito mais pequena para poder ser montada em equipamentos portáteis, o que significa que vai ser preciso mais um adaptador. Isto, por seu lado, significa que vamos poder ligar a Playstation 3 ao LCD mas que a resolução máxima será 720p ou 1080i. Não que isso tenha qualquer importância porque, com excepção dos novos plasmas apresentados este ano em Las Vegas (ver reportagem), nenhum monitor LCD aceita vídeo a 1080p. E mesmo que aceitasse, não há material vídeo disponível com esta resolução. É verdade que a Toshiba já lançou o seu leitor HD-DVD, e há meia-dúzia de títulos no mercado mas a resolução máxima é 1080i. A Sony preferiu esperar e em Outubro já vamos poder ver jogos e filmes (!) em 1080p com a PlayStation 3, desde que, entretanto, a Hitachi, LG e Pioneer e Sony tenham disponíveis no nosso mercado os monitores compatíveis com preços que rondam os 10 000 euros.
Plasma LG Full HDTV 1080p de 102 polegadas: deslumbrante


Logo que haja filmes em Blu-Ray no mercado, outra possibilidade será projectá-los com um dos novos Projection Design Action Model 3 1080 com processador Crystalio que, entretanto, já terão sofrido o necessário upgrade. Podem aceder aqui todas as espectaculares especificações deste conjunto distribuído em Portugal pela Sound Eclipe.


O salto de 1080i para 1080p é, também em termos visuais, substancial. Só que, neste momento, não se justifica voltar à estaca zero e começar tudo de novo, quando o DVD convencional bem processado já tem uma qualidade muito aceitável e centenas de milhares de títulos disponíveis no mercado para compra e aluguer. Claro que isso não vai impedir os “viciados” em tecnologia de usufruírem do estado da arte.

A jogada da Sony de entrar no mercado pela porta dos jogos em alta definição com uma consola relativamente barata, que por caso também reproduz filmes em Blu-Ray e tem saída HMI 1.3, é inteligente. Mas, nesta área dos novos formatos, o passado da Sony não augura nada de bom. Entrei de alma e coração na aventura do SACD. Desta vez com o Blu-Ray vou esperar para…ver.



O novo HDMI 1.3 oferece entre outras especificações maravilhosas:



Mais velocidade: 340 Mhz (10.2Gpbps)!!



Mais cores: de milhões para milhares de milhões de cores: até 48-bit (RGB e YCbCr) com 8 gradações entre cinzento e preto (!)



Sincronização labial automática (!)



Suporta os novos formatos surround: Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio



Nota: os leitores podem ter acesso aqui a todas as especificações técnicas.

Delaudio950x225
Publicidade