Delaudio950x225
Publicidade


2005

Audioshow 2005: Participe E Ganhe Discos Sacd



HIFICLUBE NO AUDIOSHOW 2005



Se ao princípio era o Verbo, hoje como nunca uma imagem vale mais que mil palavras, como se irá provar no Audioshow 2005, que abre ao público, Sexta-feira, dia 28, no ISCTE, em Lisboa.

Alguns milhares de curiosos e fanáticos, com fé religiosa no poder curativo da imagem e do som, vão durante todo o fim-de-semana percorrer os corredores e entrar nas dezenas de auditórios improvisados para ouvir e ver, ou apenas espreitar, o que de mais recente os distribuidores nacionais das principais marcas de equipamentos de áudio e vídeo têm para oferecer na abertura da “saison”.



Como todos os anos, eu também vou lá estar para ouvir e ver. Como poderia faltar a um “show” ao pé da porta, se viajo milhares de quilómetros para ir ao “show” de Las Vegas?...


E também para escutar os que os leitores têm para dizer: os elogios, críticas e dúvidas, que me são enviados por email ao longo do ano, e são o dínamo que me fornece a energia necessária para continuar a divulgar a “palavra” neste mundo de imagens, podem agora ser apresentados de viva voz.



REPORTAGEM ABERTA AOS LEITORES


A reportagem do Audioshow 2005, profusamente ilustrada com fotos, e integrada já no espírito do prometido “choque tecnológico”, será publicada aqui dia-a-dia. Os leitores podem participar também com comentários e opiniões e até fotos, se for caso disso (ah, a força da imagem). Ao melhor texto, será atribuído um SACD de Bob Dylan, porque nunca como agora the times they are a changin'. Ou os audiófilos de todo o mundo se unem, ou serão exterminados (com evidente prazer) pelo poder da imagem.



UMA QUESTÃO CULTURAL


O Audioshow é uma iniciativa da revista Audio, de que fui co-fundador, e embora atraia alguns milhares de pessoas todos os anos, tem sido ignorado pela comunicação social, nomeadamente a televisão, sempre disponível para fazer a cobertura de outros certames menores (e agora mais preocupada com a gripe das aves).


Talvez porque se entenda que é apenas uma manifestação comercial, quando, de facto, a audiofilia é sobretudo cultura, e para muitos é mesmo uma segunda religião. Basta ler o Hificlube com regularidade para perceber que os temas tratados são algo mais do que simples electrónica de consumo.



O PODER DA IMAGEM
Loewe Spheros/LCD: a imagem



Seguindo as actuais tendências do mercado, patentes, aliás, em todos certames a nível mundial, o Audioshow tem vindo a dar cada vez mais destaque ao audiovisual. Os plasmas, LCD e projectores DLP, que atraem os visitantes como a luz atrai as borboletas, vão acabar por dominar a curto prazo, deixando espaço aberto para um certame tradicional da “velha guarda”: dois canais, válvulas e LPs, porque, como diz o povo, ele há gente com gostos para tudo...



FIAT LUX
BW XT: o complemento da imagem



Embora 80% das vendas de electrónica de consumo em Portugal incidam sobre equipamento vídeo, sendo o som apenas complemento da imagem, os principais distribuidores continuam estoicamente a apostar no áudio “highend” como bandeira de prestígio, deste modo garantindo a sobrevivência dos audiófilos, uma espécie dita em vias de extinção, mas que teima em lutar por aquilo em que acredita.


O Verbo foi o princípio (e será o fim) de todas as coisas - só depois se fez Luz...




Delaudio950x225
Publicidade