2003

Eventus Audio: Engenho E Arte



Ousando imitar o estilo peculiar da escrítica de MEC, permito-me afirmar que a principal função da caixa acústica, embora não a única, é evitar que o nariz do altifalante cheire o seu próprio cú. De facto, as ondas sonoras frontais e traseiras cancelam-se mutuamente, por isso não se devem encontrar nunca.


Um simples painel (baffle) cujas dimensões dependem do comprimento de onda a reproduzir (domesticamente inaceitável, no caso das baixas frequências, daí a caixa) produziria com vantagem o mesmo efeito, e sempre se evitavam as ondas estacionárias que ficam presas dentro da caixa e obrigam a enchê-la com material absorvente, funcionando como uma espécie de chupa-bufas.


Evitar as causas é, contudo, sempre melhor que «absorver» mais tarde as consequências.


Em Frankfurt (desculpa lá a insistência, José Mário), a Eventus Audio apresentou a sua solução para o problema das ondas estacionárias: um misto de engenho e arte.
Designada por SACC, Simulated Anechoic Cabinet Construction, a tecnologia de construção das caixas acústicas da Eventus consiste em simular uma minicâmara anecóica no interior da coluna, evitando assim que contribua com «som próprio» para o resultado final. As paredes paralelas são o principal factor de existência de ondas estacionárias no interior da caixa acústica. Quase todos os grandes construtores apresentam soluções alternativas: caixas redondas, elípticas, trapezoidais, em forma de quilha, de alaúde, etc.


Mas a Eventus Audio foi mais longe: a caixa é construída a partir de peças múltiplas que encaixam umas nas outras criando uma parede regular no exterior e tão irregular no interior como as paredes de uma câmara anecóica, com o tradicional padrão de protuberâncias em forma de cunha, que eliminam quase completamente os reflexos espúrios causadores de colorações e ressonâncias. Na audição, o efeito sente-se como uma total ausência de...caixa.


Se considerarmos que as Eventus são tão eficazes na função como belas na forma, estamos perante a concretização de um dos objectivos do áudio: o casamento perfeito entre engenho e arte. Ouvir as Eventus em Frankfurt foi um dos grandes eventos do evento.