UltimateAudioElite_950x225
Delaudio950x225
Publicidade


High End 2022 Munique – a reportagem de Pedro Henriques

High End 2022 Munique - Innuos apresenta a Next-GEN

High End 2022_Innuos Statement.jpg

 

Innuos, uma marca portuguesa com certeza

A Innuos representa a raridade de ser português no universo do áudio. Mas não é só por isso que merece o nosso apoio. De boas ideias está o inferno cheio, mas a Innuos faz paulatinamente o seu caminho para o paraíso. A PSU Next-GEN é apenas mais um degrau para a descoberta do Santo Graal.

No MOC, a Innuos já deu o salto da área aberta de exposições, que JVH designa carinhosamente por 'Zoo', e passou para a área nobre, onde estão os 'tubarões' da indústria áudio. É sinal de que a Innuos ganhou importância comercial e o respeito institucional dos seus pares.

Assim, fui recebido com carinho e patriótica simpatia pelo trio português: Amélia, Steven e Nuno. Sabe bem falar português, depois da cacofonia de dialetos vários traduzidos para inglês.

Steven Gomes, da Innuos, demonstrou em Munique a incrível diferença que uma nova fonte de alimentação pode fazer no desempenho de um servidor, já de si de alta qualidade, como o topo de gama Statement.

A atualização da fonte de alimentação para a nova versão Next-GEN é o resultado dos continuados esforços do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Innuos em estreita colaboração com o Dr. Sean Jacobs. A melhoria na qualidade de som é notável e foi obtida através de um design inovador da Fonte de Alimentação, bem como de atualizações significativas de componentes.

A secção de alimentação utiliza dois módulos ARC6 AC/DC concebidos à medida. Cada módulo contém uma nova placa retificadora activa de alta precisão, bem como uma enorme bobina de choke DC de 70mH. Além disso, tem quase 4 vezes mais capacidade a partir de seis condensadores Mundorf. Os módulos ARC6 são montados numa nova plataforma de Controlo de Vibração Adaptativo (AVC). Utiliza uma combinação de madeira Panzerholz com uma camada de gel de densidade específica. Esta combinação é altamente eficaz para amortecer as vibrações de alta frequência provenientes do chassis.

Na secção de servidor, os módulos de regulação incluem um booster dedicado ao CPU, fornecendo até 75A de corrente ao CPU para transitórios mais rápidos. Os novos condensadores Audio Note KAISEI suavizam ainda mais o sinal elétrico, beneficiando todos os componentes principais: placa-mãe, reclocker USB, módulo Relógio Ethernet e o disco SSD.

 

Diferença audível mesmo numa gravação de telemóvel

Mas isto é o que os anglo-saxões designam por technical gibberish. Os resultados ouvem-se, distintamente, mesmo numa gravação feita com um telemóvel e com a má vizinhança de um subwoofer na sala ao lado.

Ao vivo, a diferença é tão grande que assusta. Concentre-se, por exemplo no riff da guitarra baixo no início da faixa. Mas tudo o resto melhora: a percussão ganha tensão e definição, as linhas da guitarra baixo tornam-se claras, a voz é mais distinta e os sons médio-agudos do sintetizador moog ficam sob controlo.

 

Pulse Mini, Pulse e Pulsar

Os nomes parecem saídos de um filme de ficção científica. E, de facto, até parece mentira: servidores Innuos a preço de produto chinês.

Veja ainda no vídeo Nuno Vitorino a apresentar este novos servidores acessíveis com 'som Innuos', a partir de mil euros: o Pulse Mini, o Pulse e o Pulsar (com fonte de alimentação externa).

Quem disse que só os ricos tinham direito a um pedaço de céu?

High End 2022 Innuos Statement


UltimateAudioElite_950x225
Delaudio950x225
Publicidade