UltimateAudioElite_950x225
Delaudio950x225
Publicidade


High End 2022 Munich – a prata da casa - Imacustica - Ajasom - Ultimate Audio - Delaudio - Artisan Audio - Topaudio - Exaudio (novo)

High End 2022 Munich – a prata da casa - introdução de Pedro Henriques

DSCF5175.jpg

Vamos iniciar em breve a tradicional ronda pelos distribuidores nacionais que representam em Portugal as novidades em exposição estática ou em demonstração no MOC.

Divórcios e casamentos

As marcas não se conjugam de igual forma nos distribuidores alemães, pelo que vamos assistir a uma miscigenação interessante.

O que significa que, se for às lojas da Imacustica, por exemplo, poderá ouvir as mesmas colunas mas com um amplificador ou fonte diferente ou vice-versa. O mesmo se verifica em relação à Ultimate Audio, Ajasom, etc.

Más condições acústicas

O MOC não é o sítio ideal para ouvir música em condições de boa acústica. A maior parte das salas têm enormes vidraças e são divididas por tabiques. As demonstrações, salvo raras exceções realizam-se em regime de porta-aberta.

Passear no palco sonoro

As pessoas entram, saem, batem com a porta, atendem o telemóvel, passeiam no palco sonoro, como se estivessem no parque, conversam (muito) e a escolha dos discos é de gosto duvidoso. Gostos são gostos.

Prazeres burgueses

Afinal aquilo não é um concerto clássico para elites, é uma festa da música para o povo!

As pessoas foram lá para se divertirem e não para rezar, e isso é o que interessa, num mundo que precisa destes pequenos prazeres burgueses para esquecer as agruras da vida e o facto de não podermos comprar a maior parte dos sistemas de som aqui mencionados.

Grande não significa (sempre) melhor

Os grandes sistemas têm mais dificuldade em ‘brilhar’ no MOC, porque ‘excitam’ os modos de ressonância das salas. Os demonstradores acabam por baixar o som, para níveis de música de fundo, quando não desligam mesmo o sistema, e passam o tempo a conversar com os visitantes em voz alta.

Talvez por isso, alguns dos melhores sons que ouvi tenham sido produzidos por colunas de porte médio e até monitoras em salas tratadas. Para saberem quais, vão ter de seguir a reportagem até ao fim, claro.

Faça a sua escolha

Não tenho a experiência de JVH, pelo que não posso garantir que este ou aquele som era o melhor. Mas fiz o possível para vos oferecer amostras do som de diferentes salas, aqui agrupadas por distribuidor nacional.

Assim, os leitores podem opinar sobre qual das ‘amostras’ soa melhor, o que não significa que seja o melhor som ao vivo! Para isso, vão ter de se deslocar à loja do respetivo distribuidor e ouvir – não o mesmo sistema mas as colunas, ou o amplificador, ou ambos.

Esta iniciativa vai prolongar-se por duas semanas. Mas podem começar já a fazer as vossas escolhas.

Gravações com telemóvel

Foram todas obtidas com um telemóvel Huawei com um microfone externo Rode. Valem o que valem. Mas as amostras são grátis e podem partilhá-las no YOUTUBE, por isso, divirtam-se a ouvir, a partilhar e a escolher.

Abrimos com a Imacustica. Seguem-se, não necessariamente por esta ordem, Artisan Audio, Ajasom, Ultimate Audio, Delaudio, JLM e Exaudio.

Mantenha-se atento. Amanhã, dia 27 de Maio, já vai ter novidades aqui.

Pedro Henriques

DSCF5175


UltimateAudioElite_950x225
Delaudio950x225
Publicidade