Delaudio950x225
Publicidade


2009

Sinfonia: Palco Sonoro

Sinfonia: Palco Sonoro

 




Jorge 'Maitre' Gaspar

 


Jorge Maître Gaspar é o meu principal fornecedor de conteúdos alternativos da internet, sobretudo colecções de fotografias, algumas fabulosas, como a série Pequim 2008.


Não são assuntos que normalmente mereçam tratamento no Hificlube. Mas desta vez o Jorge enviou-me algo que, de tão diferente e pouco usual nos meios audiófilos, merece divulgação.


AUDIO SINFONIA DYNAMIC AUDIO




 

Trata-se de um hifishow no Japão, no qual os visitantes, em vez de andarem de sala em sala, ficam sentadinhos sempre no mesmo sítio, enquanto os equipamentos desfilam em exposição activa no palco, no que parece ser um teste comparativo gigante. Há algo de semelhante no Highend Show de Munique, mas não tem esta grandiosidade.










Um Hifishow destes sai barato (e a crise está aí!), basta alugar um cineteatro com boa acústica (ou o anfiteatro de uma escola ou universidade, e é muito mais cómodo para os visitantes, que podem comprar os ingressos pela internet para as diferentes sessões como quem vai ao teatro.
 



Já não será tão cómodo para os distribuidores e apresenta alguns problemas técnicos e logísticos, mas o Hificlube apoia os principais distribuidores e desafia-os a unirem-se para apresentarem em Lisboa e Porto um espectáculo destes. Que um dia, quem sabe, pode chegar ao palco de um pequeno auditório ou estúdio do CCB e da Casa da Música, por exemplo. Até podiam fazer uma tournée pelo país...








Se forem utilizadas as mesmas três faixas dos mesmos três discos de pop, jazz e clássica, tem a vantagem de funcionar como tira-teimas; e a desvantagem de favorecer os grandes sistemas com capacidade para “energizar” uma sala com 100 pessoas. Hélas, só uma minoria priveligiada vai ficar sentada na sweet-spot...







Vale a pena entrar nos links abaixo para ver mais fotos. Aliás, segundo eles, “All pictures in this report are freely copyable and distributable”:

http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/main/index.html


http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/10_25/index.html


http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/10_26/index.html


http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/useeq/index.html


http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/power/index.html


http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/r/index.html


http://www.avcat.jp/event/2008/DMS/other/index.html



Sinfonia: Palco Sonoro


Delaudio950x225
Publicidade