Denon AVR 1910
Fazer listas de prémios é como fazer listas de deputados: há sempre polémica e ranger de dentes, entre acusações de influências do “aparelho” (e, neste caso, o aparelho não é electrónico mas político) e de “arranjos”, como o de criar lugares “ad hominem”, colocando como cabeça-de-lista de Braga um tipo qualquer de Lisboa só porque já não “cabia” na lista da capital.
Mas há nomes que dão votos e as vitórias vendem, o que, em tempo de crise, é uma ajuda preciosa para os distribuidores. Daí a importância destas iniciativas. Além de que muitas das vezes até escolhem mesmo os melhores, apesar dos testes serem publicados em função das escolhas e não contrário...

A influência política nota-se no facto de vários modelos premiados serem realmente de origem europeia (B&W, Focal, Monitor Audio, Project, Sennheiser ) e de a atribuição do galardão para a coluna Highend ter recaído no modelo mais barato da série Focal Utopia EM, quando a Grande Utopia seria o candidato natural, o que mostra sensibilidade em tempo de crise. Mesmo assim, uma escolha clara e óbvia.
Nota: Para aceder à lista integral dos Eisa Awards 2009-2010 clique aqui.