Delaudio950x225
Publicidade


2009

Highend 2009_ Parte 3: Nordost Digital Cable Demo By Bjorn Bengtsson



Bjorn Bengtsson vai estar, 6ªfeira, dia 29 de Maio, no Porto, nas instalações da Imacústica. Como podem ver pelas imagens que se seguem, Bjorn é um rapaz simpático e bem parecido, no melhor estilo de músico de rock nórdico (lavado, penteado e perfumado), que fala um inglês impecável, e vai fazer as delícias, não só dos audiófilos (ele sabe do que fala) mas também das filhas adolescentes dos audiófilos, pois parece saído da capa de uma revista jovem dedicada aos 'Ídolos do Rock'. Infelizmente não vou poder estar presente, pelo que dediquei uma hora do meu precioso tempo (como se com mais de 200 produtos novos no MOC eu tivesse tempo para alguma coisa...), e registei em vídeo praticamente toda a demonstração na sala da Nordost, até que a bateria se foi abaixo, logo quando ia entrar o cabo Odin para cablamento interno de braços de giradiscos...
 
De qualquer modo, 1 hora de video em HD atingiria o território dos gigabytes, pelo que aqui no Hificlube a demonstração incidirá apenas sobre o cabo digital, que muita gente acha que não pode fazer diferença nenhuma, apenas porque a ciência diz que não: bits são bits. Olhem que faz, olhem que faz...
 
O anúncio da presença da Nordost no Highend Show 2009, rezava assim:
 
As usual, Nordost will be in attendance at the Munich Show. However, this year our famous demonstrations will be taking a slightly different approach, with separate, timed presentations for the latest cable and Quantum mains distribution products.
 
Odin Digital Leads


Rounding out the Odin cable range, Munich will be the first opportunity to see – and hear – the new dedicated digital and tonearm leads. These system critical elements are positioned right at the beginning of the signal chain and consequently, have a disproportionate effect on overall signal quality.



Just as there should be, there are two different digital leads, with specific topologies to meet the 75 Ohm (RCA/BNC) and 110 Ohm (AES/EBU balanced) standards. The 75 Ohm lead is a true co-axial design, whereas the balanced lead employs three separate, twisted conductors. But both leads
share Nordost’s most advanced technology, dual micro mono-filament construction and TSC virtual
 
E, de facto, lá estavam eles, tendo como apresentador Bjorn Bengtsson, o menino bonito da companhia.
 
Bjorn começa por fazer uma breve introdução, liga o iPod ao conversor com um cabo convencional 'decente', entry-level  e passa um excerto de música:
 
  

Bjorn Bengtsson begins his presentation by explaining the procedures of the demonstration
 
 
De seguida substitui o cabo entry-level por Silver Shadow e toca o mesmo excerto musical. A diferença é óbvia: som mais cheio, menos agressivo. Mas a demonstração começa a ganhar foros de 'revolução', quando Bjorn compara o Silver Shadow e o Valhalla, no terceiro video.
 
 


Bjorn plays the same track using a better digital cable, Silver Shadow
  
 




Bjorn makes an A/B comparison between Silver Shadow and Valhalla digital cables (1st part: Silver Shadow)
 
 




A/B comparison between Silver Shadow and Valhalla digital cables (2nd part: Valhalla)
 
 
 


The final countdown: Bjorn uses Cat Stevens to compare the previous reference, the Valhalla (in this video), to the Odin (next video)







Finally, the Odin digital cable, if you can not hear the difference, even through a video recording, you are a

hopeless audiophile...

 
I was too busy with filming to notice whether Bjorn was using the same volume with all the cables. But the difference is not just one of level: Odin cable sounds fuller, warmer, more natural and informative with much less harshness. The difference is obvious even here, provided you use a decent pair of earphones. 
 
O que é mais extraordinário é que, nas demonstrações seguintes, de cabos analógicos braço_phono e de cablagem interna as diferenças ainda são mais óbivas, ao ponto de se tornarem assustadoras, sobretudo quando somos informados do preço da diferença.
 
Se é um audiófilo, mesmo que não acredite em bruxas, não perca a demonstração de Bjorn Bengtsson, na Imacústica, 6ª Feira, dia 29 de Maio. Eu e a minha esposa estamos a tomar conta do neto nesse dia, e nem Odin me faria mudar de ideias. Mas isso sou eu que, não só já assisti à demonstração, como estou certo que vou poder fazer a comparação no meu próprio estúdio. Eu que sempre achei que o Valhalla era o máximo, agora que ouvi o Odin, fiquei com poucas ou nenhumas dúvidas: este não é a mãe, é o pai de todos cabos!...
 
IR PARA PÁGINA 4
GO TO PAGE FOUR
 
VIDEOS EM HD 16:9 1280/720
 
Nota: os leitores podem abrir os vídeos em full-screen, clicando no ícone (em baixo à direita da imagem). Alguns computadores com ligação lenta à rede poderão experimentar dificuldades. Nesse caso tem duas opções (além de trocar de operador e de computador):

1.       Clique em Play, logo seguido de Pause e aguarde que a barra (cinzenta) do buffer chegue ao fim, clicando depois em Play para ver o vídeo com mais fluidez;


2.       Se não quer esperar, clique no ícone HD (em cima à direita) e veja o vídeo com HD-off (num computador portátil a qualidade da imagem é basicamente a mesma)




Delaudio950x225
Publicidade