Delaudio950x225
Publicidade


2009

Ces09_pág.9_ The Show Is Over And Is Not For Sale

Ces09_pág.9_ The Show Is Over And Is Not For Sale
Estive tentando a abordar a reportagem pela via da caricatura. Mas amo demasiado o áudio para fazer dele alvo de chacota, embora muitos dos expositores presentes estivessem mesmo a pedi-las.


REVOLVER: AS BOAS DE VINDAS
(ver Video em Media)

A Revolver, por exemplo, quis ser simpática e colocou na porta um cartaz a desejar as boas-vindas em várias línguas. Na nossa também, ou pelo menos naquilo que eles, na sua bendita ignorância, julgam ser a língua portuguesa, que, como se sabe, é muito traiçoeira. Apesar de tudo, é sempre bom ser recebido mesmo que com As Boas de Vindas!...





The Show at Alexis Park, o crepúsculo dos Deuses




Contudo, é preciso ir ao The Show, no Alexis Park, para perceber até onde a fantasia nos pode levar quando se trata de hifi, cuja compreensão profunda exige estudos de base psicológica (psiquiátrica?), sociológica, filosófica e religiosa, pois de outro modo poder-se-ia ficar com ideia errada que o objectivo é apenas reproduzir, amplificando, o sinal musical original. Não é. Seria assim se nos cingissemos ao texto, ora o que conta é o contexto, ou seja, tudo o que rodeia o som: o ambiente, a decoração, a forma, a cor, a iluminação, a conversa da treta, os gadgets e acessórios. Das benzeduras avulsas aos espanta-espíritos das ondas estacionárias, havia de tudo no The Show. Tudo menos visitantes.
 
Claro que foi lá que ouvi os excelentes protótipos de monoblocos da DartZeel, além de alguns bons amplificadores a válvulas, tal como já vos revelei em outros tantos capítulos desta longa reportagem. Mas uma andorinha não faz a Primavera.

Um dos primeiros sintomas da loucura é a negação da realidade. Recebi um press-release da organização do The Show congratulando-se pelo êxito (??) da iniciativa. Admitem que houve poucos (poucos?! ou nenhuns?...) visitantes, mas que os expositores estavam muito satisfeitos com os resultados. I beg you pardon?!


O DESERTO DO NEVADA COMEÇA NO ALEXIS

(ver Video me Media)



Quando lá cheguei, no Domingo, acompanhado pelo meu amigo Rui Calado, já estavam a desmontar o circo, mas cá fora, à volta da piscina, aquilo parecia uma cidade-fantasma. Felizmente fomos acompanhados das respectivas esposas, pelo que, no total, contribuímos com 4 visitantes para a estatística. A organização agradeceu embevecida, mesmo tendo dúvidas se Portugal fica na Europa ou na América Latina...

Andava por lá também o Wes Philips, com a sua calma alentejana, o resto era paisagem (ver video em Media).


O SOL QUANDO NASCE...

(ver video em Media)
 


 




Além das inacreditáveis colunas de corneta SOL, movidas a energia solar, e construídas a partir de ferro-velho, que nos perseguem com a enorme bocarra , havia 3 outros pratos fortes:
 

LIVE VS RECORDED
(ver video em Media)







Sessão de gravação ao vivo com reprodução imediata através de colunas VMPS. Quando eu lá cheguei já estavam a desmontar o equipamento embora ainda tenha captado o “ambiente” em video (ver em Media).

MAGNEPAN









A porta também estava fechada. Atenção que eu cheguei dentro do horário anunciado pela organização, os expositores é que se cansaram de estar tanto tempo às moscas e levantaram as tendas antes. A Magnepan apresentou um mini-coluna para aplicações áudio e AV suportada por um subwoofer que utiliza a mesma tecnologia das colunas. Ou seja: nada que eu já não tenha divulgado aqui, embora o tamanho dos satélites agora apresentados seja metade dos que me demonstraram em Munique. A Magnepan está aqui está a fabricar colunas para computadores...
 
 

MONTANA SPEAKERS by PBN Audio

(ver video em Media)
 







Peter Bichel Noerbaek, um dino-americano, que constrói colunas cujo grave envergonha todos os subwoofers que ouvi até hoje, talvez com excepção do Krell Master Reference. Caramba, aquilo sopra, até as calças abanam com oespigas ao vento. Estavam integradas num sistema AV mal afinado (o canal central não tinha presença e estava afogado em graves). Acontece que quando filmei não tinha som, e quando ouvi não gravei. O video (abrir em Media) só não é mudo porque se ouve o Rui Calado a dar um explicação em fundo sobre a origem da PBN...




ANALISYS

(ver video em Media)

Foi a primeira vez que gostei de ouvir as Analysis (ver video em Media). Tocavam com amplificação digital Spectron numa sala ampla na semi escuridão. Atenção não confundir as gregas Analysis com as Apogee, que são full ribbon. As Analysis utilizam duas tecnologias distintas para graves (planar isodinâmicas) e médios-agudos (ribbon).


NOR FOR SALE
(ver video em Media)








Last but not the least
, a habitual visita à NFS, desta vez registada em vídeo para a posteridade. Se bem se lembram, na CES2008, bebeu-se muito na NFS. Desta vez, o ambiente era muito mais esotérico: ouvia-se música (bom som, atenção) num ambiente de escuridão pontilhada de verde de onde emergiam uns seres estranhos para falar connosco, tipo caverna de Jabba The Hutt. Cheirava a erva, mas também pode ter sido uma falsa ilusão provocada pelo jetlag...

Nota: Abram o Video (longo, pode demorar algum tempo a carregar) e sigam a aventura de Rui Calado, porque só visto se acredita...




ALL IS WELL THAT ENDS WELL



E assim se encerra a reportagem da CES 2009. Para o ano há mais. Isto se a crise continuar e os preços dos hotéis continuarem a baixar...

Nota: HIFICLUBE agradece as dezenas de comentários de leitores sobre a reportagem da CES 2009, e incentiva-os a enviarem ainda mais, porque é com as críticas construtivas (e destrutivas também...) que se pode melhorar o site.





VIDEOS DA CES 2009


 
Para ver os vídeos:

  1. Na secção Media (em cima à direita), seleccione o video
  2. Clique e aguarde que a imagem surja na janela no topo da página. O download pode demorar de alguns segundos a minutos, dependendo da sua velocidade de acesso e do número de visitantes online.
  3. Logo que a imagem surja na janela, clique duas vezes para ver em full-screen. Em alternativa, clique com botão direito do rato sobre a imagem e seleccione zoom/full screen. 
  4. Se a imagem surgir 'aos soluços' aguarde que o download fique completo e clique depois em Play para ver do início.
  5. De preferência utilize auscultadores.


Nota: Todos os vídeos foram registados como uma câmara SONY HDR-SR11, Full-HD 1080. Foi utilizada a mínima resolução possível, e os vídeos posteriormente comprimidos em formato ASF, pelo que a imagem não faz justiça à excelente qualidade da imagem HD possível de captar com esta câmara.
 

 


Ces09 pág.9 The Show Is Over And Is Not For Sale


Delaudio950x225
Publicidade