Delaudio950x225
Publicidade


2006

Cedia: Dos Infrasons À Alta Definição




Os leitores que seguiram com atenção a reportagem da CES 2006 aqui no Hificlube lembram-se ainda de vos ter apresentado o Eminent Technology TRW 17 Infrasonic Woofer: um “subwoofer” rotativo que “abana” as orelhas e gira para gerar frequências até 1Hz! Flat de 30Hz até 1Hz! Talvez por analogia o TRW reproduz como nenhum outro o som das pás de um helicóptero. Graves infrasónicos: do som do ar dentro de um hall ao sopro que se segue a uma explosão...


Nota: Para os leitores ficarem com uma ideia de como o TRW funciona fiz um pequeno vídeo que podem abrir no topo desta página clicando no ícone amarelo. Só captei as pás a “abanar” e não a girar, porque, entretanto, o sistema pifou. Mas foi giro enquanto durou...


Agora a Eminent Technology vai aplicar a mesma tecnologia no “car audio”. O que me preocupa é que vi um dia destes, na FOX, um episódio da série John Doe, um tipo que não sabe quem é, nem de onde veio, e que vê tudo a preto e branco, mas tem uma memória enciclopédica e ajuda a polícia a apanhar assassinos. Nesse episódio, dizia eu, uma engenheira de som assassinou em público, sem ninguém saber como, o namorado, que era disc-jockey e estava a actuar num palco, com sons de frequência subsónica e elevada potência.

John Doe, que sabe tudo, explicou que 8Hz é uma frequência assassina, pois a esta frequência o coração pára e a vibração faz a carne soltar-se dos ossos no corpo humano!



Caramba, do que eu escapei: ainda bem que o Eminent Technology TRW se avariou quando eu assistia à demonstração em Las Vegas. Mas, pensando bem, se ligarmos um sistema de som, com um “sub” da Eminent, ao alarme do carro, os ladrões ficam todos lá dentro com a carne separada dos ossos…



1080p



Tal como já se adivinhava na CES 2006, 1080p é o número mágico. A Hitachi vai exibir de novo o seu superplasma de 60 polegadas 1920 x 1080, a melhor imagem que vi em Las Vegas. A Sony, que normalmente se atrasa nestas coisas, vai lançar o ReceiverSTR-DA5200ES (1500 dólares) com capacidade para 1080p. E até a McIntosh se vai lançar no campo do vídeo com um projector LCD 1080p.



O Hificlube aguarda os desenvolvimentos.

Delaudio950x225
Publicidade