Delaudio950x225
Publicidade


2005

Ces2005: O Futuro Em Las Vegas



A selva electrónica


Quando lerem isto, estarei em Las Vegas, lugar mítico e fonte de toda a informação sobre as novidades em electrónica de consumo - e não só - para o próximo ano. A CES é um imenso labirinto onde se exibem milhares de novos produtos oriundos de todos os cantos do mundo, uma torre de Babel onde o inglês é o fio condutor. A única hipótese racional é cada um escolher o seu próprio caminho: eu escolho o áudio nas suas vertentes highend e home cinema que, neste contexto, são apenas o parente pobre deste monumental certame: a televisão e as telecomunicações dominam tudo. Contudo, não sou imune à tentação das novas tecnologias e às propostas para almoços (de trabalho, claro). Eu sei que não há almoços grátis, mas quando nos colocam iguarias destas na mesa um homem não é de ferro. Apenas alguns exemplos:



DURA, DURA, DURA


A Panasonic afirma ter descoberto o substituto das baterias alcalinas, tecnologia que já tem 40 anos! No menu vai apresentar a Oxyride, a nova geração de baterias. E garante poder provar que com apenas duas pilhas AA consegue fornecer energia para um pequeno veículo (com condutor!) percorrer 1 quilómetro. E termina assim o pressrelease: Se a Oxyride faz isto com um carro, calcule o que fará com a sua câmara de vídeo...



A NOVA INTERNET


A Sony vai entre outras coisas mil apresentar a nova Internet versão 6 (IPv6) para substituir a actual IPv4 com endereços ilimitados para permitir acesso directo a telefones celulares, consolas de jogos e computadores de automóveis, além de ser imune a ataques de «hackers» e «spams» variados.



VEJA FILMES NO TELEFONE


A CE Vision vai demonstrar novas plataformas que permitem transmitir HDTV digital em directo para o seu telefone celular e video «pay-per-view»! Está aborrecido no aeroporto à espera de um avião que nunca mais chega? Telefona para a CE Vision e escolha o filme que quer ver. A conta do telefone? Isso vê-se depois...



BILL GATES


Ah, e vai lá estar o Bill Gates, que em anos anteriores escolheu a CES para apresentar a Xbox, o Tablet PC, o relógio SPOT e o Smartphone. O que irá ele tirar da cartola digital este ano?

HIGHEND
Thiel SS4


Na minha área preferencial há dois acontecimentos de vulto:


A Thiel juntou-se à Theta para apresentar na sala Athena do Alexis Park um sistema de cinema em casa com som «surround» no valor de meio milhão de dólares: cinco colunas Thiel 7.1 (frente, traseira e lateral), uma Thiel MCS1 central e quatro (!) subwoofers SS4 SmartSub de 1.000 watts cada.
HALCRO SSP100


Mas a Halcro pretende ir ainda mais longe. Numa sala do Centro de Congresso de Las Vegas, com a lotação esgotada há semanas (I've got my ticket, baby!), vai finalmente demonstrar ao vivo o novo Halcro Logic Surround Sound Processor com 16 canais de amplificação digital. Serão apresentados excertos de filmes com som DTS: Lord Of The Rings, Return Of The King; The Day After Tomorrow; Hero e I, Robot. A coisa promete!


Nota:


Em 21 e 28 de Janeiro, serão publicados cadernos «Especial Sons, Las Vegas 2005» integrados no DN Música.


Delaudio950x225
Publicidade