Delaudio950x225
Publicidade


2005

Ces 2005: Brinquedos Para Graúdos -parte 2



Tivoli iPAL, dar som ao iPOD


Dezenas de fabricantes navegaram na crista do sucesso do iPod propondo acessórios: colunas, sistemas de som adaptados, como o iCube da JM Lab ou o delicioso Tivoli iPAL, e até aplicações para automóvel, como os adaptadores tipo celular da Clarion, Pioneer e Monster: basta encaixar o iPod para ter som através do sistema do carro.
CyberHome, mini Leitor-DVD DMP2500


Foram estes gadgets e os telefones com televisão e vídeo on-demand ou os leitores DVD de bolso, como o delicioso CyberHome MDP 2500, com ecrã de apenas 2,5 polegadas, e não os supersistemas de som, que atrairam os repórteres das grandes cadeias americanas de televisão; além de outros ainda mais estapafúrdios como a cabeça de mulher que substitui o rato do computador com comando por voz; os toques polifónicos personalizados para os alarmes dos carros accionados pela chave-remota do carro (vai ser uma festa nos parques de estacionamento); as máquinas fotográficas como a Kodak EasyShare que permitem enviar directamente fotos pela Internet sem auxílio do computador; o celular Motorola OJO que faz chamadas com imagem vídeo (a pessoa com quem se fala só precisa de ter um OJO também) através da Internet (a Vodaphone e a TMN não vão gostar nada desta ideia...).



SOM CONDENSADO



Contudo, se o som já era o ano passado pouco mais que o complemento directo da imagem, surgiu este ano como um aposto ou continuado, um mal necessário que convém disfarçar: as colunas são cada vez mais pequenas:
Monitor Audio Radius 45


a Monitor Audio reduziu-as à mínima expressão com o modelo Radius 45 (9 cm de lado);
Tannoy Arena


ou estilizadas para não ofenderem os olhos, como as elegantes Tannoy Arena; ou mesmo escondidas (com todas as marcas sem excepção a propôr modelos in-wall ou on-wall); enquanto outros fabricantes tentam agora condensar vários canais numa só coluna sem contudo se perder o efeito «surround», como é o caso da Mirage UNI-Theater «three-in-one»;
Yamaha YSP1, projector-de-som digital


e o revolucionário «projector-de-som» Yamaha YSP1, na linha de uma proposta idêntica da Pioneer: um único painel composto por 42 altifalantes cada um com o seu próprio amplificador digital. O YSP1 coloca-se debaixo do plasma e, por meio de processamento digital e efeito controlado de reflexão nas paredes chão e tecto, produz um extraordinário efeito de envolvência como se estivéssemos sentados no meio de várias colunas de som.



JOGOS DE ENCANTAR

Não foi preciso andar muito pelo terreiro da feira para perceber que, tal como o visionário Bill Gates profetizou, o PC é o «Media Center» que substitui a tradicional «aparelhagem», tanto para ouvir música como para ver filmes ou jogar: a nova Xbox2 está aí a chegar e vai ser compatível com HD-DVD, enquanto a Sony PlayStation 3 será compatível com Blu-Ray (mais uma acha para a fogueira da polémica Blu-Ray vs HD-DVD). Gates mostrou ainda um inesperado interesse pela «blogosfera» e revelou que as próximas versões do Windows vão ter novas ferramentas para bloguistas: «Temos referenciados pelo menos 1 milhão de bloguistas. Muitos não têm qualquer visita, escrevem para si próprios. Mas por cada um que desiste há dez a tentar a sua sorte - um filão a explorar», Gates dixit.


Consola Sony Playstation Portable (photos Sony all rights reserved)


Nas consolas portáteis a luta vai ser entre a Sony PlayStation Portable e a Nintendo. A Sony PSP tem a vantagem de reproduzir também música (MP3) e filmes além de jogos e os modelos expostos foram muito solicitados.


Delaudio950x225
Publicidade