2006

A Eisa Anuncia Oficialmente Os Prémios 2006-2007



Entendo que é legítimo e compreensível o desejo de “espalhar o bem pelas aldeias”, tentando não votar ao ostracismo nem ferir susceptibilidades dos principais protagonistas, leia-se fabricantes e anunciantes. Mas já acho excessivo atribuir prémios que parecem ter sido criados por medida. Basta ler a lista dos Prémios de Fotografia: Câmara Profissional, Câmara Europeia (?),Câmara de Consumo, Câmara Compacta, Câmara de Bolso, Câmara Zoom, etc.



Para 2007-2008 vamos ter o quê? Câmara de Bolso das Calças, Câmara de Bolso da Camisa? E “Europeia” pressupõe que é fabricada na Europa? Ou pode ser na China?...



Posto isto, a EISA, tal como a UE, pode não ser uma “democracia” perfeita, só que, por enquanto, não há melhor, e conseguiu com a presidência de JG impor-se como uma referência de prestígio. Aliás, como tudo o que decorre de votações democráticas, onde cada cabeça sua sentença, e há muitos interesses em jogo, as escolhas, embora discutíveis, face ao elevado número de potenciais candidatos, que não se apresentaram a concurso, ou não foram sequer nomeados, não podem considerar-se desajustadas.



No caso de alguns equipamentos, que tive oportunidade de testar, experimentar, ou simplesmente ouvir, concordo até com a atribuição dos prémios, com mais ou menos reservas, como decorre das opiniões que publiquei aqui no Hificlube, noutros prefiro não me pronunciar até porque não domino todas as áreas.



Quanto ao resto, “it's the economy stupid!». Quem ganhou - e quase todos os grandes fabricantes ganharam alguma coisa - acha que se fez apenas justiça. Quem foi esquecido acha que estão verdes, não prestam. “É a vida!”, como diria Guterres. Com um bocadinho de jeito para o ano criam-se mais umas categorias, e ficam todos felizes…



Quanto aos leitores, já no Séc. XVI escrevia Camões: “Melhor é experimentá-lo que julgá-lo; mas julgue-o quem não pode experimentá-lo.”

Só não deixe que outros 'o' julguem por si, escrevo eu.



Nota: clicando no símbolo do Adobe acima pode abrir o pdf com a Lista Integral dos Prémios EISA 2006-2007.